Christian BundtJefferson Marcondes Ferreira
Escolha uma Página

Jefferson Marcondes Ferreira*

No dia 24 de janeiro de 2020, o Ministério da Economia divulgou dados referentes à geração de vagas formais de emprego. O Paraná terminou o ano com saldo positivo de 51.447 vagas em 2019 contra 40.256 vagas formais em 2018.

Saldo Acumulado de emprego no Paraná (Jan a Dez/2019 – Jan a Dez/2018)
Acumulado Jan – Dez                                                                               Por Mês

Fonte: Caged (Evolução do Saldo de Empregos Formais com ajustes) – ISAE CETE

Esse resultado mantém o Paraná na 4ª posição no ranking nacional de geração de empregos formais em 2019, atrás apenas de São Paulo que terminou o ano com um saldo 184 mil, Minas Gerais, com 98 mil, e Santa Catarina com 71 mil vagas.

O saldo positivo superior de 2019 em relação a 2018, mostra a resiliência da econômica paranaense ante ao ambiente instável econômico resultante de um período de crise econômica, final do primeiro ano do novo governo e a morosidade na aprovação das reformas.

Apesar de dezembro/19 apresentar o saldo negativo de empregos formais, a retração na geração de vagas formais no último mês do ano foi menor que em 2018 (comportamento esperado).

* Jefferson Marcondes Ferreira é economista, especialista em Controladoria pela Universidade Positiva e atua como profissional de finanças há 16 anos. Atualmente, trabalha numa empresa de meio ambiente ligada a reaproveitamento de materiais para matriz energética.

ISAE