Escolha uma Página

*Jefferson Marcondes Ferreira

 

O estado terminou 2019 com saldo positivo de 51.441 vagas formais. De maneira geral, à exceção da região noroeste, as demais tiveram bom resultado, como pode-se verificar no mapa a seguir.

Mapa de saldo de vagas por região geográfica – Paraná – Jan-Dez/2019Fonte: Caged; ilustração: Cete/ISAE.

Destacam-se Curitiba e região metropolitana, Norte Central e Oeste, que juntas quase 80% das vagas. O setor de serviços terminou 2019 com saldo de 25.899, seguido pelo comércio (9.429 vagas). Destaque também para a construção civil, que fechou 2019 com saldo de 4.234 postos. Importante lembrar que as exportações de manufaturados paranaenses caíram bastante em 2019, mas a indústria de transformação foi resiliente, encerrando 2019 com saldo positivo de 3.588 vagas. O quadro a seguir mostra o desempenho das regiões por atividade econômica.

Saldo de vagas por Setor de Ativ. Econômica – Regiões do Paraná – Jan-Dez/2019. Fonte: Caged; ilustração: Cete/ISAE.

Contrapondo o resultado positivo geral do Paraná, a região Noroeste que terminou o período com saldo negativo de vagas formais (2.428), puxados pela retração da indústria de transformação, que teve saldo negativo de 2.308 vagas. Outro dado interessante é o saldo negativo da agropecuária em quase todas as regiões do estado (1.945 vagas a menos no total), mesmo com a produção agropecuária paranaense avançando.

* Jefferson Marcondes Ferreira é economista, especialista em Controladoria pela Universidade Positivo e atua como profissional de finanças há 16 anos. Atualmente, trabalha numa empresa de meio ambiente ligada ao reaproveitamento de materiais para matriz energética.